quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Pedagogia Emancipadora no Pensamento de Jacotot e a EAD


O presente texto objetiva-se em expor os fundamentos de uma metodologia de ensino, cuja prática docente, estabelece o aluno como um sujeito autônomo diante do conhecimento. E tem como referência o professor Joseph Jacotot, que apresenta a partir de sua práxis, uma postura pedagógica que entende a prática do mestre tradicional como sendo emburrecedora.

Uma educação emancipadora segundo Jacotot, estabelece um método que deixa o aluno em lugar de igualdade diante do mestre, pois, desse modo, o aluno pode aprender sem mestre, tão somente, pela tensão de seu próprio desejo.

No Pensamento de Jacotot entende-se que o aprender esta ligado diretamente ao desejo, e este, do aluno, como um ato de inteligência. Neste caso, o aluno não sendo visto como ignorante, cabe o professor ocupar este lugar, o de um mestre ignorante.

Para este, emancipação se torna evidente, quando o aluno torna-se consciente não da ignorância, mas, de sua capacidade intelectual e utilização da mesma. Nesta perspectiva segue-se a EAD, onde entende que uma educação hierarquizada, enaltece a ignorância e o emburrecimento discente, neutralizando a interação e a ampliação do horizonte do saber. Neste sentido, percebe-se uma inclusão daqueles que historicamente foram considerados incapazes do saber. Pois uma vez o mestre abrindo mão de sua função de explicador, estabelece uma aproximação intima do aluno com o material didático.

No pensamento Jacototiano, entende-se que o aluno emancipado pensa, e o mestre ignorante, não afirma, pergunta sobre o que o aluno pensa.

Portanto uma educação emancipadora, apresenta um professor orientador, animador do pensar, e mostra um aluno transformador e construtor do próprio conhecimento, como é a idéia proposta pela EAD.

Alexon Silva Tavares
Carla Thomé
Cláudia Mendes da Costa
Luciana Mazioli
Mary Jane Alves Tavares
Neila Santos Brandão

(Alunos do Curso de Especialização em Filosofia e Psicanálise - UFES / Pólo de Cachoerio de Itapemirim - ES)



Nenhum comentário:

Postar um comentário