quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Tipo de Mestria Apresentado por Sócrates e a EAD


A preocupação com o ensino-aprendizagem existe desde a Antiguidade Clássica, com os filósofos gregos e, neste texto, vamos discorrer sobre a transmissão do saber iniciada por Sócrates, neste modelo metodológico de ensino e de aprendizagem todos os aprendizes detêm o saber, mas estão distanciados deste. O Método Socrático consiste em reaproximá-los desse saber. Temos acesso ao saber por meio de reminiscências, que retomam um saber inato. A forma como isso acontece é própria de cada indivíduo.

Sócrates era autodidata, o valor supremo para ele era o conhecimento, ele se preocupava com o homem virtuoso e a necessidade do conhecimento. Para ele a educação é o meio pelo qual o homem se torna Filósofo e chega até a verdade, condição para que este homem alcance a felicidade.

Sócrates, como sempre dizia, julgava-se como não possuidor da Verdade, “Só sei que nada sei”. Ele criticava pesadamente os sofistas, filósofos tradicionais, pois acreditava que a verdade não podia ser vendida, já que era inerente a todo o homem; ele combate essa visão limitada e as atividades dos Sofistas. Passava a maior parte do tempo ensinando em lugares públicos e não cobrava por suas lições. Para Sócrates, a Educação é objetivo e finalidade da Polis. É através da Educação que o homem obtém os meios para encontrar a verdade por si só; sendo a todo homem dado chegar a Ela, já que a mesma está dentro do homem.

Sócrates dizia que a filosofia não era possível enquanto o indivíduo não se voltasse para si próprio e reconhecesse suas limitações. “Conhece-te a ti mesmo” era seu lema. Para ele, a melhor maneira de abordar um tema era o diálogo, por meio do método indutivo que denominou “Maiêutica”, numa alusão ao ofício de sua mãe, era possível trazer a verdade à luz. Assim ele se voltava para os outros, adolescentes, militares, sofistas consagrados, etc., e os interrogava a respeito de assuntos que eles julgavam saber. Seu senso de humor confundia os interlocutores que acabavam confessando sua ignorância, da qual Sócrates extraia sabedoria. Esse método, denominado “Maiêutica”, era dividido em três momentos. Partia de uma negativa, com Sócrates dizendo nada saber; num segundo momento, utilizando-se da ironia, questionava o conhecimento do seu interlocutor para que, enfim, este pudesse produzir um novo saber. Um exemplo clássico da aplicação da maiêutica é o diálogo com Mênon e o escravo, no qual Sócrates leva um escravo ignorante a descobrir e formular vários teoremas de geometria. A indução, finalmente, consiste na apreensão da essência, na determinação conceitual e na definição.

No nosso entender, a metodologia EAD se aproxima da postura de Sócrates, o aluno em EAD tem que estar sempre se dispondo a aprender. Se compararmos a postura de Sócrates ao processo de aprendizagem na EAD, podemos deduzir que o trabalho do professor seja apenas fazer com que o aprendiz retome a verdade da qual se afastou por esquecimento. Nessa proposta de ensino da EAD o aluno não tem a presença constante do professor e sua metodologia supera a escola tradicional.

Alexon Silva Tavares
Carla Thomé
Cláudia Mendes da Costa
Luciana Mazioli
Mary Jane Alves Tavares
Neila Santos Brandão

(Alunos do Curso de Especialização em Filosofia e Psicanálise - UFES / Pólo - Cachoeiro de Itapemirim - ES)

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