quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Construção do saber em Lacan e a EAD


Percebemos que a partir da interpretação feita pelo filósofo, Jacques Lacan ao método socrático, ainda é possível notar a presença do mestre.

Em suma, Sócrates confia na solução dos problemas do homem através do conhecimento racional; Lacan por outro lado tem outro pressuposto, de origem inconsciente o sujeito.

Lacan defende que é o despertar no sujeito que explica a passagem da ignorância ao conhecimento.

Lacan, em seu retorno a Freud, restaura a barra divisória entre o saber e a verdade. Ele atribui à verdade ao estatuto de um acontecimento atrelado ao campo da linguagem e enuncia que comércio de longo curso já não passa pelo pensamento, pois a verdade é contrária à astúcia da razão.

Vale lembrar que, Lacan se sustenta na tese segundo a qual, em nenhuma hipótese, o sujeito equivale a uma substância ou à sua consciência.

Pretende-se que o aluno entenda a proposta lacaniana sobre a mestria do inconsciente, fundamentada no dispositivo de base do funcionamento da escola lacaniana: o cartel.

Esse pequeno grupo de pesquisa (cartel) é fundamentado no desejo de cada um dos participantes.

O cartel tem como objetivo principal manter viva, a causa analítica através da execução de um trabalho que deve ter seu produto, um produto próprio de cada um.

O cartel consiste num pequeno grupo de pessoas que se reúnem em torno de um tema e apresenta características próprias, entre elas a maneira de organização circular de trabalho.

Nesse caso, não cabe, de modo algum, a idéia de um professor que possa transmitir o saber.
O tutor faz parte do grupo do trabalho. É mais um, entre os aprendizes.

Conclui-se que a produção em EAD não tem dono, não é de ninguém, pertence a todo o conjunto. Na verdade, não é uma produção que implique fazer a ciência. A própria aula é a produção.

Alexon Silva Tavares
Carla Thomé
Cláudia Mendes da Costa
Luciana Mazioli
Mary Jane Alves Tavares
Neila Santos Brandão

( Alunos do Curso de Especialização em Filosofia e Psicanálise - UFES / Pólo de Cachoeiro de Itapemirim - ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário