sábado, 10 de julho de 2010

Mídias na Educação: convergência das mídias

As discussões sobre a presença das tecnologias da informação e comunicação na educação estão sendo ampliadas a cada dia. A mídia enfoca aspectos legais, experiências, práticas pedagógicas entre outros temas ligados a esse assunto.
Atualmente estamos inseridos num mundo onde a tecnologia se faz cada vez mais presente, onde vem exigir do educador um posicionamento de participação efetiva nesse novo cenário de convergência midiática, como também terá que assumir uma postura reflexiva e investigadora de sua ação pedagógica, onde o grande desafio é fazer a integração das diferentes mídias ao currículo escolar através de trabalhos com projetos dentro duma abordagem interdisciplinar.
A convergência digital, como toda tecnologia, não é boa ou ruim, mas é uma ferramenta. O uso que se faz dessa tecnologia é o que determina suas características. Por ora, o que se pode constatar é que dispositivos que implementam a convergência digital estão cada vez mais presentes nos lares e na vida das pessoas. Que tipo de problemas essa nova tecnologia pode causar – tais como obesidade, excesso de trabalho, síndrome de pânico ou outras consequências –, ninguém ainda pode predizer.
No entanto, usando as palavras de Albert Einstein, “não podemos solucionar problemas usando o mesmo tipo de raciocínio que usamos quando os criamos”. A convergência digital é uma nova realidade, mas como a arte imita a vida, saberemos lidar com ela.
Carla Thomé, Cláudia Mendes, Luciana Moreira, Mary Jane e Neila Brandão.

Vídeo: http://il.youtube.com/watch?v=tLGlnvBAgvs

Nenhum comentário:

Postar um comentário